terça-feira, 3 de junho de 2014

DEMISSÃO Impossível!

Falta de valorização, baixo salário, falta de reconhecimento, desmotivação, falta de perspectivas de crescimento, ambiente de trabalho inadequado, são alguns dos principais fatores indicados por profissionais que tomam a decisão de pedir demissão ou procurar outro emprego.
A troca de emprego antigamente era mais difícil. Bem como o celular era artigo de luxo, carregar um computador em uma bolsa de mão era praticamente impossível. O fato é que a evolução é constante e inevitável. O que poucas organizações tem se dado conta é que as pessoas também mudam! E a conseqüência disso é que elas transformam as organizações e as obrigam a se adaptarem sob pena de sofrerem com altíssimo absenteísmo, elevado percentual de turnover, falta de mão de obra, baixa produtividade.
Já pensou o que te levaria a pedir demissão? De acordo com Ylana Miller, sócia-diretora da Yluminarh e professora do Ibmec, ao analisar a continuidade ou não no atual emprego, é essencial que o profissional leve em consideração os seus valores, além do plano de carreira.
O processo para identificar se está na hora de pensar em encerrar um ciclo não tem mistério algum, veja algumas perguntas simples a fazer:
1ª Você tem paixão pelo que faz?
2ª Seus valores estão em sintonia com os valores da empresa? Entender as diretrizes organizacionais da empresa que será sua parceira deve ser o primeiro requisito para levar em consideração na contratação.
3ª Você é experiente e maduro o suficiente para se reposicionar no mercado? Ninguém adquire experiência em 3 meses. Este é um caminho longo. Resiliência e dedicação fazem parte de um processo embasado em conhecimentos e habilidades.
4ª Seu salário é o que lhe motiva a permanecer na empresa?  É lógico que este é um dos itens que motiva qualquer profissional, mas se for apenas esta a razão, repense!  
5ª O ambiente de trabalho é desagradável? Você sofre toda vez que pensa em voltar para seu local de trabalho? Este sentimento poderá desencadear problemas de saúde, vale uma reflexão!
6ª Sua empresa não te incentiva com cursos, treinamentos? A empresa tem um plano de carreira bem definido e claro para você?
7ª Você não se sente reconhecido por seus êxitos?
O fato de concordar com uma ou duas destas perguntas, não significa que você deverá abandonar seu emprego. Antes disso, tenha seus propósitos e objetivos bem definidos. O autoconhecimento é o passo primordial. Conhecer suas limitações, suas fraquezas, bem como seus pontos fortes faz com que você não se acomode e busque a tão sonhada realização profissional.


Daise Ferrari
Especialista em Gestão de Pessoas