terça-feira, 2 de novembro de 2010

Era da Criatividade

Era Industrial...Era da Informação...Era do Conhecimento...agora...Era da Criatividade. Gary Hamel em entrevista publicada pela HSM Management fala sobre Gestão na Era da Criatividade.
Vários são os trechos a serem destacados, no entanto, o primeiro é o fato de que gestores no intuito de satisfazer seu ego e o da própria organização esqueçem ou deixam de lado pontos primordiais quando se trata de gestão - as pessoas. Por vezes, confundem liberdade com libertinagem e atrapalham ou atrasam seus próprios resultados. Como diz o estudioso, o primeiro passo relevante para uma gestão na era da criatividade é: delegar autonomia para que as pessoas possam realizar suas atividades se sentindo parte integrante do negócio. Questionar, buscar novas soluções, garimpar novas idéias, de modo que a empresa consiga tirar proveito do que cada indivíduo tem de melhor a oferecer, recompensando-o com novas experiências e maturidade profissional. Mas como fazer isso, se grande parte das empresas temem em partilhar seus planos de negócios, aspectos de mudanças e mapas precisos da estrutura organizacional???
Pensando na região Alto Uruguai, onde grande parte das empresas ainda tem gestão familiar, com culturas  rigorosas no que diz respeito a criar um ambiente de inovação, proporcionando liberdade, autonomia e status, por outro lado, os colaboradores não tem um planejamento formal de anseios para a própria carreira profissional. Se deparam com uma realidade rotineira, cansativa e optam por acostumar-se, até que a empresa decida reduzir custos (e como você ainda é considerado custo).
Então pergunto, como ser um gestor na Era da Criatividade mesmo???

Daise Ferrari
Especialista em Gestão de Pessoas
OPORTUNE - Centro de Desenvolvimento Profissional e Agência de Empregos