terça-feira, 16 de novembro de 2010

O "X" da Gestão

Frequentemente nos deparamos com termos do tipo: Gestão á Vista, Gestão de idéias, Gestão por competências, Gestão da criatividade, Gestão da Inovação, Gestão de Pessoas...
Mas afinal o que é "gestão"? Com o intuito de desvendar os mistérios de uma boa gestão, dr. David Rock, neurocientista revela de maneira abrangente como aplicar a gestão voltada para o cerébro. Um dos segredos é compreender como o cérebro reage a diferentes situações. Independente da área de atuação ou segmento, o gestor do futuro deverá ser atencioso a atitudes e situações reveladas por seus parceiros, associados e colaboradores no cotidiano.
Segundo pesquisas realizadas na University of California en Los Angeles (UCLA), dor física e dor social refletem respostas similares no cérebro, isso nos remete a pirâmide de necessidades criada por Abraham Maslow. Se as resposta são similares, será verídico o fato de que a primeira necessidade é fisiológica? A única certeza que o estudo traz é que o ser humano precisa estar conectado com quem lhe fornece carinho para sua sobrevivência. Por isso, compreender questões como: seres humanos não funcionam em um ambiente de apreensão e medo, pois o cérebro desvia todos os esforços pela ameaça, atualmente é tão importante quanto saber a diferença entre receita e despesa.
Então, como diria Pedro Bial, se pudesse dar um conselho, além do filtro solar eu diria para todos os administradores começar usar a cabeça! Entender o cérebro é entrar em um universo surpreendente e altamente tecnológico com recursos infindáveis e por vezes não explorado.

Daise Ferrari
Especialista em Gestão de Pessoas
OPORTUNE - Centro de Desenvolvimento Profissional e Agência de Empregos