terça-feira, 26 de abril de 2011

O Fantasma da Qualificação


É comum escutarmos de empresários lamentações sobre a falta de mão de obra qualificada, mas afinal o que é qualificação? Títulos? Experiência? Formação?
NÃO! O que parece quando olhamos para o mercado de trabalho de Erechim e região é que qualificação, significa  mão de obra com baixo custo e alta qualidade. Difícil encarar a realidade mas infelizmente não estamos preparados para a economia do conhecimento. Se a qualificação é tão valorizada como se "prega", porque as empresas estão tão fechadas a disponibilizar conhecimento para seus funcionários? Porque existe tanta dificuldade de encontrarmos uma empresa onde o conhecimento apesar de ser um resultado tão pouco mensurável ainda não é valorizado? E não estamos falando aqui de "cursinhos", estamos nos referindo a atenção dada pela organização pelo desenvolvimento do funcionário, através de planos de carreira, de um plano de sucessão, de gestão por competência dentre outros. Segundo Gilson Schwartz líder do grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP), após longas transformações pela primeira vez na história as mudanças econômicas deixam de estar relacionadas com ferramentas e instrumentos para manipular o material (natural ou humano).

Como expectadores e integrantes deste universo incompleto e duvidoso deixo aqui uma pergunta a você que exerce liderança....o que é qualificação mesmo???


Daise Ferrari - Especialista em Gestão de Pessoas