quinta-feira, 17 de outubro de 2013

COMO SE TORNAR ATRATIVO PARA O MERCADO DE TRABALHO

Construção de uma carreira, ascensão profissional, reconhecimento, são alguns pontos que a maioria dos profissionais almejam ou pelo menos sonham quando ingressam no mercado de trabalho. Você já imaginou receber uma inesperada ligação de um recrutador ou de um headhunter sondando sobre sua satisfação no emprego atual? Sem que você precise sair de casa para garimpar uma vaga pela qual seu perfil seja compatível? Veja com que tipo de profissional isso acontece.
Confira algumas dicas de como se tornar um profissional ‘caçado’ pelos recrutadores:

1ª Tenha uma habilidade atrativa para o mercado
Ter uma habilidade que poucos terão em uma área que exige maior demanda de mão de obra, ou mesmo investir em um conhecimento que poucas pessoas têm é uma boa opção.

2ª Atue em uma área em alta
Escolher uma área onde o mercado apresenta alta demanda de mão de obra seria uma boa pedida para atrair olhares. Mas não esqueça, sua decisão deve ter haver com sua afinidade, isso pode fazer todo o diferencial.

3ª Trabalhe para uma empresa com bons resultados
Uma empresa que apresenta bons resultados é um excelente cartão de visita, muitos recrutadores valorizam este quesito no histórico profissional.

4ª Empresas que investem na formação de profissionais são vitrine
Este é um ponto muito valorizado por recrutadores e consultorias pois existem empresas que trazem em suas diretrizes o compromisso de formar bons profissionais destacando sua mão de obra pela qualidade.

5ª Invista na sua formação acadêmica e corporativa
Isso significa investir não só o tempo, mas seu dinheiro em uma boa graduação, MBA, Mestrado em Instituições que acrescentem valor ao seu currículum. Cabe também enfatizar a formação corporativa, ou seja, aquela que se adquire com a prática. Envolver-se em outras áreas, estar disponível para o aprendizado são atitudes bem vindas!

6ª Apresente uma evolução de carreira consistente
Sua trajetória de carreira pode contar muitos pontos a seu favor. Quando um profissional demonstra estabilidade em empresas que tenha trabalhado isso indica que ele é resiliente, ou seja, terá condições de enfrentar e superar problemas e adversidades.

7ª Crie vínculos
Estar na vitrine, criar uma rede de relacionamentos, participar de eventos, ter parcerias, criar contatos, isso certamente vai fazer você estar no radar de pessoas interessantes para seu desenvolvimento.

Dentre outras, estas seriam as que eu destacaria, lembrando que isso passa longe de ser uma receita infalível para você se tornar um profissional visado pelo mercado de trabalho. Todas as dicas não têm valor algum se não as cumprir com muita dedicação, esforço, persistência, humildade e principalmente com foco. Saber pra onde se quer ir é o primeiro passo para se ter um bom resultado. Boa Sorte!


Daise Ferrari
Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas
Texto publicado em Setembro/2013 - Revista YOUR MAGAZINE